21/08/2025 | Por: Conder
VLT e mobilidade urbana na Região Metropolitana são debatidos em audiência pública da ALBA em Simões Filho (Metrolinha1)
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), por meio do deputado estadual Robinson Almeida, realizou na manhã quarta-feira (13), uma audiência pública para discutir o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana. O encontro, transmitido ao vivo pelo CANAL METROLINHA1, aconteceu no Centro Comunitário São João Batista, em Ilha de São João, no município de Simões Filho, reunindo moradores, lideranças comunitárias, especialistas e autoridades.
Participaram da mesa o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente; o representante da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Thiago Ferreira; os vereadores Glauber Lima e Claudio Tinoco; o representante da Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO), Edcarlos Souza; e o deputado Robinson Almeida.
Lafuente destacou que o VLT já se consolida como a maior obra de mobilidade do Brasil, ultrapassando a extensão do metrô de Salvador. Segundo ele, o projeto é resultado de planejamento, ousadia e criatividade do governo, avançando em ritmo sem precedentes no país. Atualmente, a obra registra 13 meses de execução, com 29,86% de avanço no total e 16,92% no trecho 2.
O debate contou com a participação ativa da comunidade, que apresentou questionamentos e propostas relacionadas ao projeto. As contribuições reforçaram a necessidade de manter o diálogo aberto entre governo e população, garantindo que a execução do VLT atenda às demandas locais e fortaleça a mobilidade na Região Metropolitana.
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O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana configura-se como um marco histórico para a mobilidade urbana da capital baiana e do Subúrbio Ferroviário. Com um investimento total de R$ 5 bilhões, o sistema terá capacidade para atender cerca de 172 mil passageiros por dia, contribuindo significativamente para a melhoria do transporte público na região. As obras seguem avançadas e, com a extensão entre Calçada e Comércio, o VLT passará a contar com 40 km de trilhos e um total de 42 paradas, graças ao aditivo do Trecho 1, que adicionou seis novas estações. Além da infraestrutura ferroviária, o projeto inclui obras complementares, como drenagem, duplicação da estrada do Derba, construção do Mercado São Braz e implantação de uma unidade de beneficiamento de pescados em Plataforma, reforçando o impacto social e econômico da iniciativa.
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