15/07/2025 | Por: @Metrolinha1
Prefeitura de Salvador entrega cinco ônibus com ar-condicionado e amplia renovação da frota: veja linhas contempladas (R. Oliveira Paz)
A frota do transporte público de Salvador foi ampliada com a entrega de cinco novos ônibus, nesta terça-feira (15), em cerimônia realizada no final de linha do bairro de Brotas. Os veículos, que contam com ar-condicionado e itens de acessibilidade, fazem parte do processo de renovação promovido pela gestão municipal. A ação contou com a presença do secretário de Mobilidade (Semob), Pablo Souza.
“Essa é uma renovação de frota importante para Salvador. É um compromisso nosso com a população: seguir avançando, renovando a frota de ônibus da cidade e garantindo veículos com ar-condicionado para todos”, declarou o secretário.
Com os novos ônibus entregues, a renovação da frota em 2025 já soma 105 veículos. A meta da gestão é que todos os coletivos em circulação tenham ar-condicionado até o fim do atual mandato.
“Estamos trabalhando para que a frota de Salvador seja 100% com ar-condicionado ao longo deste mandato, garantindo mais conforto para quem utiliza o transporte público”, disse Pablo Souza.
Segundo o secretário, o planejamento prevê a chegada de mais 170 ônibus em 2025. Além disso, há um projeto em andamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aquisição de outros 264 veículos.
“Somando esses esforços, vamos chegar a cerca de 500 novos ônibus entregues somente nos próximos 12 meses, uma marca histórica para Salvador”, afirmou.
Os novos coletivos contam com elevador para pessoas com deficiência (PCD), espaço para cadeirantes e sistema de climatização. Eles poderão operar em linhas como a 0117 – Lapa x Brotas/Daniel Lisboa via Valdemar Falcão, 0503 – Lapa x Brotas, 0530 – Lapa x Cosme de Farias, 0420 – Lapa x Pau Miúdo e 1615 – Lapa x Plataforma.
O eletricista Celso de Santana, de 41 anos, aguardava o coletivo em Brotas no momento da entrega e avaliou positivamente a chegada dos novos ônibus. “Vai cair muito bem para a população, porque o transporte público precisa melhorar, e quanto mais ônibus para atender a população, melhor”, afirmou.
Celso destacou ainda a qualidade percebida nos veículos. “Gostei muito dos ônibus, são novos, parecem confortáveis, limpos, e vai ser muito bacana para a gente que depende do transporte público todos os dias”, disse o eletricista, que utiliza o sistema diariamente para se deslocar ao trabalho.
Salvador iniciou, nesta segunda-feira (14), uma nova fase de testes com ônibus elétrico em duas linhas com grande volume de passageiros. O veículo, com capacidade para 80 pessoas e autonomia de 280 km, vai circular por 30 dias em horários de pico, de segunda a sexta-feira, nas linhas Estação Pirajá x Ribeira (1342) e Estação Mussurunga x Barra 3 (1053).
O objetivo da iniciativa, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), é avaliar o desempenho do coletivo em diferentes condições de topografia e fluxo urbano. O modelo será testado por duas semanas em cada linha, operado por motoristas treinados. Atualmente, Salvador conta com oito ônibus elétricos, todos da marca Eletra, em operação exclusiva no BRT Salvador.
Na prática, os veículos 100% elétricos são considerados mais silenciosos, mais sustentáveis e oferecem menos trepidações, o que melhora o conforto do passageiro. Durante a demonstração entre a Rótula do Abacaxi e o Largo do Retiro, o coletivo chamou atenção pela ausência de ruído mecânico, sendo perceptível apenas o som do ar-condicionado.
Rua Madureira de Pinho, 29 - 1º andar - Caixa D'Água - CEP.: 40.323-080