Sábado , 26 Jul de 2025

Prefeitura de Salvador testa novo ônibus elétrico em duas linhas pelos próximos 30 dias

Veículo silencioso será avaliado nas linhas 1342 e 1053 e faz parte de um projeto financiado pelo Banco Mundial

16/07/2025 | Por: Semob/secom

Prefeitura de Salvador testa novo ônibus elétrico em duas linhas pelos próximos 30 dias

Prefeitura de Salvador entrega cinco ônibus com ar-condicionado e amplia renovação da frota: veja linhas contempladas (R. Oliveira Paz)

Salvador iniciou, nesta segunda-feira (14), uma nova fase de testes com ônibus elétrico em duas linhas com grande volume de passageiros. O veículo, com capacidade para 80 pessoas e autonomia de 280 km, vai circular por 30 dias em horários de pico, de segunda a sexta-feira, nas linhas Estação Pirajá x Ribeira (1342) e Estação Mussurunga x Barra 3 (1053).

O objetivo da iniciativa, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), é avaliar o desempenho do coletivo em diferentes condições de topografia e fluxo urbano. O modelo será testado por duas semanas em cada linha, operado por motoristas treinados. Atualmente, Salvador conta com oito ônibus elétricos, todos da marca Eletra, em operação exclusiva no BRT Salvador.

“É um preparativo para uma operação de crédito junto ao Banco Mundial, de US$94 milhões, e que tem como principal objetivo a aquisição de mais ônibus elétricos para a frota do transporte coletivo de Salvador e ações na infraestrutura de recarga”, afirmou o assessor especial da Semob, Guillermo Petzhold.

Na prática, os veículos 100% elétricos são considerados mais silenciososmais sustentáveis e oferecem menos trepidações, o que melhora o conforto do passageiro. Durante a demonstração entre a Rótula do Abacaxi e o Largo do Retiro, o coletivo chamou atenção pela ausência de ruído mecânico, sendo perceptível apenas o som do ar-condicionado.

Fabricantes disputam espaço na frota de Salvador

O veículo que está em teste foi fabricado pela Marcopolo, empresa que ainda não atua no sistema da cidade. Além dela, outras três marcas já testaram seus modelos na capital: Hyger, Ankai e BYD. Pelo menos mais dois fabricantes devem enviar veículos para testes ainda este ano.


A estratégia da Semob é realizar testes técnicos com diferentes modelos antes de definir os critérios de aquisição de novos coletivos elétricos, com recursos que poderão ser obtidos por meio da parceria com o Banco Mundial. Os testes ocorrem em linhas com diferentes características geográficas, a fim de simular cenários diversos para avaliar a performance dos veículos.

Com a ampliação do uso de ônibus elétricos, a prefeitura também estuda ações complementares de infraestrutura, como estações de recarga rápida e ajustes na rede elétrica. A meta da gestão municipal é promover transporte público de menor impacto ambiental, especialmente em áreas com tráfego intenso.

Transporte clandestino continua sendo alvo de fiscalização

Enquanto busca modernizar a frota, a prefeitura de Salvador também mantém ações para coibir o transporte clandestino de passageiros. Entre janeiro e junho deste ano, cerca de 500 veículos foram removidos por atuarem de forma irregular, segundo a Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), ligada à Semob.

As fiscalizações ocorrem diariamente em pontos estratégicos da cidade. No total, quase 2 mil veículos foram abordados, com 87 vans151 carros particulares e 130 motocicletas flagrados realizando transporte clandestino. As principais irregularidades são a falta de documentação e más condições dos veículos.

“Nossa fiscalização busca promover a segurança dos passageiros coibindo a utilização deste tipo de serviço, que muitas vezes é precário e pode colocar em risco outras pessoas presentes na via”, destacou o secretário da Semob, Pablo Souza.

Os veículos apreendidos são levados para o pátio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Para recuperá-los, os proprietários devem regularizar a situação junto ao município. Já os condutores que queiram atuar legalmente devem aguardar os editais de convocação, abertos periodicamente pela prefeitura.

A atuação irregular impede os usuários de usufruírem de benefícios como gratuidade, meia passagem e integração com outros modais, o que, segundo a Semob, também compromete a eficiência do sistema de transporte público em Salvador.

Comentários

Fale Conosco pelo WhatsApp

Contato

Rua Madureira de Pinho, 29 - 1º andar - Caixa D'Água - CEP.: 40.323-080

(71) 99620-0442

contato@metrolinha1.com.br