27/03/2024 | Por: Por: Jairo Costa Jr. no dia 26 de março de 2024 às 06:00
Impasse com consórcio chinês ameaça recolocar Ponte Salvador-Itaparica em estágio de hibernação (Por: Jairo Costa Jr. no dia 26)
Embora o Palácio de Ondina mantenha a promessa de alavancar a Ponte Salvador-Itaparica ano que vem, o impasse entre o consórcio chinês e o governo do estado em torno de um acréscimo bilionário ao contrato de concessão ameaça colocar o projeto mais uma vez em processo de hibernação. Em conversas reservadas com a Metropolítica, integrantes do alto escalão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmam que os chineses que venceram a licitação da ponte mantiveram a exigência de só começar a construir o equipamento após a assinatura do termo aditivo que eleva para R$ 12 bilhões o orçamento da obra, originalmente orçada em cerca de R$ bilhões. Alegam que os custos com insumos da construção civil tiveram saltos expressivos nos últimos anos. Sobretudo, aço, cimento e concreto.
Realidade e expectativa
Segundo apurou a coluna, a ponte virou motivo de divisão no núcleo-duro do secretariado de Jerônimo. Quadros mais técnicos mostraram de forma detalhada ao governador que o estado não possui caixa suficiente para bancar a contrapartida exigida pelo consórcio e que a única forma de viabilizar o projeto seria pela decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de incluí-lo na agenda de prioridades imediatas. Já a ala política do governo bate pé-firme para que Jerônimo continue a sonhar com o apoio da União e empurre a promessa com a barriga.
Calma, Calabreso!
Ainda de acordo com a mesmas fontes, o governador tem se mostrado sensato e ouvido bastante a área financeira, incluindo especialistas da Secretaria Executiva de Parcerias Público-Privadas, mas sofre pressão enorme da corrente política da administração estadual. Em movimento simultâneo, a concessionária da ponte ouviu os apelos do governo federal para que iniciasse ao menos as sondagens, mas sinalizou que daí para frente será difícil aportar investimentos próprios na obra.
Rua Madureira de Pinho, 29 - 1º andar - Caixa D'Água - CEP.: 40.323-080