09/02/2024 | Por: Jornal da Mídia
A foto de capa do jornal pipocou no Facebook, com milhares de internautas curtindo, compartilhando e “homenageando” o governo da Bahia. (Foto: Reprodução) (Jornal da Mídia)
Se a promessa de campanha do governador Jaques Wagner (PT), em 2009, tivesse sido cumprida, a ponte Salvador-Ilha de Itaparica, com 14 quilômetros de extensão, seria inaugurada pelo governo da Bahia até o final de dezembro de 2013. Isto mesmo: no Verão 2013-2014 os baianos estariam, enfim, livres dos transtornos do sistema ferryboat e poderiam morar na ilha, desfrutar de suas belas praias ou viajarem com tranquilidade para cidades do Sul e Oeste da Bahia.
O prazo para a conclusão do projeto, dezembro de 2013, foi o anunciado por Wagner quando iniciou a campanha do seu segundo mandato. No dia 24 de março de 2009, o governador entregou ao então presidente Lula um pré-projeto da ponte que ligaria Salvador à Ilha de Itaparica. O investimento previsto seria da ordem de R$ 2,5 bilhões. Hoje, o governo diz que o projeto terá um custo de R$ 7 bilhões.
Não se tratava de nenhuma barrigada do veículo, que fez uma entrevista esclarecedora com o empresário Manoel Ribeiro Filho, diretor da Construtora OAS para a Bahia, Sergipe e Alagoas, detalhando todo o projeto. Ontem, a foto da capa do Bahia Negócios com a primeira foto do croqui da ponte pipocou na rede social Facebook e foi curtida e compartilhada por milhares de internautas.
Fala-se agora que o projeto da Ponte Salvador-itaparica é para daqui a 6 anos. O custo estimado subiu de R$ 2,5 bilhões para R$ 7 bilhões. No “ritmo” que as “obras” estão, é possível que o PT eleja mais uns 4 governadores às custas da ponte e que baianos, principalmente os soteropolitanos, nunca desfrutem do eterno sonho. A Ilha é ali. Mas, só no convés de navios sucateados. Ou, nos “novos” que vêm aí, superfaturados, segundo as denúncias.
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