29/01/2024 | Por: Publicado em 26 de janeiro de 2024 11:43por DA REDAÇÃO
Assessoria Prefeitura de Cuiabá/Arquivo (Prefeitura de Cuiabá)
Um acordo entre os governos de Mato e Grosso e da Bahia deve ser firmado no mês de fevereiro para venda dos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A informação foi dada pelo procurador-geral de Contas de Mato Grosso, Alisson Alencar, durante reunião no Tribunal de Contas da União (TCU).
Segundo informado à imprensa, durante o encontro, os governos apresentaram metodologias de cálculo dos valores atuais dos trens.
Conforme o procurador, as partes expressaram o desejo de que a negociação reflita os valores reais de mercado para evitar prejuízos. Alisson Alencar destacou o papel mediador do TCU, liderado por Nicola Khoury, e pelo ministro Bruno Dantas, na busca por uma conclusão satisfatória para todos os envolvidos.
A comissão provavelmente continuará por mais um mês, com expectativa de encerrar o assunto até o final de fevereiro. Alencar ressaltou que, por enquanto, os estados não discutiram valores, mas sim uma metodologia, considerando que os vagões do VLT de Mato Grosso estão inativos há mais de 10 anos.
A estratégia de negociação visa não antecipar valores para evitar pressões desnecessárias. O TCU sugeriu focar inicialmente na metodologia, e espera-se que na próxima semana essa abordagem seja definida.
Em dezembro, o Governo da Bahia lançou a licitação para a implantação do VLT em Salvador e região metropolitana, após relatório indicar a operacionalização possível dos 40 veículos do modal em Cuiabá.
Rua Madureira de Pinho, 29 - 1º andar - Caixa D'Água - CEP.: 40.323-080