Sábado , 01 Nov de 2025

VLT do Subúrbio: Governador Jerônimo Rodrigues anuncia chegada do primeiro trem em dezembro de 2025 e destaca modernização de Salvador

VLT do Subúrbio: Governador Jerônimo Rodrigues anuncia chegada do primeiro trem em dezembro de 2025

15/09/2025 | Por: Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia

VLT do Subúrbio: Governador Jerônimo Rodrigues anuncia chegada do primeiro trem em dezembro de 2025 e destaca modernização de Salvador

VLT do Subúrbio: Governador Jerônimo Rodrigues anuncia chegada do primeiro trem em dezembro de 2025 e destaca modernização de Salvador com investimento de R$ 5,4 bilhões (R. Oliveira Paz)

Nesta quarta-feira (10/09/2025), o governador Jerônimo Rodrigues acompanhou, em Hortolândia (SP), os últimos ajustes técnicos e operacionais dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que atenderá Salvador e a Região Metropolitana. O primeiro trem será entregue no dia 5 de dezembro de 2025, já com design inspirado no Subúrbio Ferroviário, e seguirá para testes estáticos e dinâmicos no início de 2026.

A agenda incluiu a participação de 20 líderes comunitários do Subúrbio, que acompanharam o processo de finalização na fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF). O envolvimento popular reforça a dimensão social do projeto, considerado o maior empreendimento de mobilidade urbana em execução no Brasil.A agenda incluiu a participação de 20 líderes comunitários do Subúrbio, que acompanharam o processo de finalização na fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF). O envolvimento popular reforça a dimensão social do projeto, considerado o maior empreendimento de mobilidade urbana em execução no Brasil.20 líderes comunitáriosConstrucciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF)maior empreendimento de mobilidade urbana em execução no Brasil.

Ajustes técnicos e cronograma de testes

Os trens passaram por modernização, substituição de componentes, pintura e testes de performance, assegurando compatibilidade com o sistema metroferroviário baiano. O presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles, detalhou o processo: os testes estáticos serão concluídos em Salvador em dezembro e, em seguida, terão início os testes dinâmicos nos trilhos do Subúrbio.


Segundo Jerônimo Rodrigues, os primeiros transportes de passageiros estão previstos para o segundo semestre de 2026, após a fase final de testes e conclusão da montagem dos trilhos pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

Participação da comunidade do Subúrbio

A presença de lideranças comunitárias na fábrica simboliza o vínculo entre o projeto e os moradores do Subúrbio. Fátima Lima, marisqueira do Quilombo Alto do Tororó, ressaltou que o VLT trará mais conforto, mobilidade e oportunidades de renda. Já Lázaro Conceição, líder comunitário de Paripe e Fazenda Coutos, destacou a importância do modal como alternativa ao trânsito congestionado e como um equipamento moderno e inclusivo para a região.

Modelo internacional e capacidade de transporte

Os trens são do modelo URBOS 3, fabricados pela CAF e utilizados em mais de 50 países. Cada composição terá sete vagões, 45 metros de comprimento e capacidade para 400 passageiros, atingindo até 70 km/h. O sistema contará com 40 composições, totalizando uma rede de 40 km e 42 paradas até o bairro do Comércio.

Avanço das obras na Bahia

O projeto do VLT, com investimento de R$ 5,4 bilhões, emprega atualmente mais de 2 mil trabalhadores. Os avanços já são visíveis:

  • Trecho 1 (Calçada – Ilha de São João): 33,79% de execução.
  • Trecho 2 (Paripe – Águas Claras): 19,99% de execução.
  • Trecho 3 (Águas Claras – Piatã): 2,11% de execução.

O presidente da CTB, Eracy Lafuente, explicou que já estão sendo instalados sistemas de energia e subestações retificadoras para viabilizar os primeiros testes operacionais com a população.

Modernização do transporte público

O novo sistema contará com Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas automáticas, integração com o metrô via fibra óptica, câmeras inteligentes e painéis digitais em tempo real. O VLT se apresenta como um marco de modernidade e eficiência no transporte público da Bahia, reforçando a integração metropolitana.

Salto tecnológico na mobilidade

O VLT do Subúrbio simboliza não apenas um salto tecnológico na mobilidade baiana, mas também um ato político de reconstrução da confiança entre governo e população do Subúrbio, historicamente carente de investimentos estruturantes. O envolvimento comunitário é um diferencial relevante, mas a magnitude da obra exige vigilância quanto a prazos, custos e manutenção futura. O desafio será transformar a promessa em realidade concreta, sem repetir o histórico de atrasos comuns a projetos ferroviários no Brasil.

Salto tecnológico na mobilidade

O VLT do Subúrbio simboliza não apenas um salto tecnológico na mobilidade baiana, mas também um ato político de reconstrução da confiança entre governo e população do Subúrbio, historicamente carente de investimentos estruturantes. O envolvimento comunitário é um diferencial relevante, mas a magnitude da obra exige vigilância quanto a prazos, custos e manutenção futura. O desafio será transformar a promessa em realidade concreta, sem repetir o histórico de atrasos comuns a projetos ferroviários no Brasil.


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