30/05/2025 | Por: Fonte: Diário Oficial da União – Decisão SUFER Nº 94, de 22 de maio de 2025, publicada em 29 de maio de 2025
ANTT homologa projeto da TIC Bahia e autoriza continuidade de novo eixo ferroviário entre Salvador e Feira de Santana (Redação.: Danilo Ferreira)
ANTT homologa projeto da TIC Bahia e autoriza continuidade de novo eixo ferroviário entre Salvador e Feira de Santana
Salvador, 29 de maio de 2025 — A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29) a Decisão SUFER Nº 94, homologando oficialmente a empresa TIC Bahia Ltda como proponente autorizada para a implantação do Trem Intercidades Salvador–Feira de Santana (TIC-SFS). A decisão marca o início da etapa final do processo de autorização ferroviária, com base no novo marco legal (Lei nº 14.273/2021), que permite a exploração privada de infraestrutura ferroviária por meio do regime de autorização.
A deliberação foi concedida após a entrega completa do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), cumprindo todas as exigências legais e regulatórias estabelecidas pela ANTT. O projeto foi oficialmente protocolado junto à agência no dia 29 de janeiro de 2025 e agora avança com a publicidade oficial necessária para a continuidade do processo autorizativo.
Projeto estruturante para a Bahia
Com 98 quilômetros de extensão, o novo eixo ferroviário ligará as cidades de Salvador e Feira de Santana com trens de alta velocidade, projetados para operar a mais de 160 km/h, o que permitirá que o percurso seja feito em apenas 35 minutos. O sistema utilizará trens elétricos modernos, com especificações equivalentes ao modelo TALENT 3 da Bombardier, consagrados por seu desempenho em serviços regionais de passageiros na Europa.
Além do transporte de passageiros, a linha será mista, possibilitando também o escoamento de cargas em direção ao Porto de Salvador e ao complexo portuário da Baía de Todos-os-Santos. A expectativa é de que o projeto transforme a logística estadual, promovendo maior eficiência e sustentabilidade ao sistema de transporte.
Tecnologia e sustentabilidade
Com operação baseada em energia elétrica desde a sua origem, o TIC-SFS representa uma nova geração de infraestrutura ferroviária no Brasil. O traçado adotado apresenta curvas suaves e rampas com inclinação máxima de 1,2%, respeitando os mais exigentes parâmetros internacionais de desempenho e segurança. A solução ferroviária adotada permitirá interoperabilidade logística, conexão com a futura rede ferroviária regional da Bahia e integração com polos industriais, terminais logísticos e modais rodoviários e aeroportuários da região metropolitana de Salvador.
Integração regional e impacto socioeconômico
A ferrovia Salvador–Feira de Santana é considerada estruturante para a reconfiguração da mobilidade e da economia baiana. A ligação entre os dois maiores polos urbanos do estado permitirá a reorganização da matriz de transporte, a substituição de linhas rodoviárias ineficientes, e a valorização de áreas urbanas e logísticas ao longo do eixo ferroviário. Estudos indicam alto potencial de demanda reprimida e possibilidade de integração direta com futuras expansões da malha ferroviária rumo ao interior da Bahia, à FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e à Transnordestina.
Próximos passos
Com a homologação publicada no DOU, a empresa TIC Bahia Ltda está autorizada a dar seguimento às etapas de licenciamento ambiental, obtenção de financiamentos e início da engenharia detalhada. O projeto conta com interesse de grupos privados e investidores internacionais, dada sua viabilidade econômica, potencial de retorno e alinhamento com as diretrizes de transição energética e mobilidade inteligente.
Segundo representantes da TIC Bahia, o projeto “vai muito além de uma ligação ferroviária; trata-se de uma nova visão para o desenvolvimento sustentável, integrado e competitivo da Bahia e do Nordeste brasileiro”.
Fonte: Diário Oficial da União – Decisão SUFER Nº 94, de 22 de maio de 2025, publicada em 29 de maio de 2025
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