14/02/2025 | Por: Escrito por Alisson Ficher
Governo aprova e ponte de R$ 10 bilhões sairá do papel (Divulgação)
A Bahia, conhecida por suas belezas naturais e rica cultura, está prestes a testemunhar uma obra que promete revolucionar sua infraestrutura e economia.
Uma grandiosa construção está em vias de se tornar realidade, conectando pontos estratégicos e trazendo benefícios para milhões de baianos.
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) aprovou, em sessão plenária realizada em 11 de fevereiro de 2025, a proposta de mediação entre o Governo do Estado e a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica.
Essa aprovação atualiza o valor global do contrato de R$ 7 bilhões para R$ 10,42 bilhões, após votos favoráveis dos sete conselheiros do TCE.
O novo valor é inferior aos R$ 13 bilhões inicialmente solicitados pelo consórcio após a pandemia, redução atribuída à mediação do TCE.
Com a aprovação, o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) planeja assinar, nas próximas semanas, o termo aditivo que permitirá o início das obras na Baía de Todos-os-Santos.
O relator, conselheiro Marcus Presidio, destacou que o contrato precisou ser revisto devido aos impactos econômicos da pandemia de covid-19, que causou aumentos significativos nos preços da construção civil e materiais siderúrgicos, além da elevação da taxa básica de juros.
Principais ajustes no contrato
As principais alterações propostas incluem:
Impactos econômicos e sociais
A construção da Ponte Salvador-Itaparica é considerada uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil e promete modificar a realidade socioeconômica de toda a Bahia.
Serão beneficiados 250 municípios, especialmente aqueles do Recôncavo Sul, Baixo Sul e Região Metropolitana de Salvador.
Estima-se a geração de cerca de oito mil empregos durante a obra, que demandará investimentos de aproximadamente R$ 9 bilhões.
A ponte permitirá que baianos e turistas se desloquem pelo estado com mais agilidade e segurança, além de impulsionar o setor de turismo de diversas cidades.
A Ponte Salvador-Itaparica será a maior sobre lâmina d’água da América Latina, com previsão de conclusão em 2028.
O projeto inicial previa a finalização em 2025, mas a pandemia atrasou o início das obras.
A concessionária responsável é formada pelas empresas chinesas CCCC (China Communications Construction Company) e CRCC/CR20 (China Railway 20 Bureau Group Corporation).
O contrato de concessão tem duração de 35 anos, sendo quatro de construção e 30 de administração da ponte.
Atualmente, quem viaja da região metropolitana de Salvador para a Ilha de Itaparica percorre um trajeto de 238 km de carro ou utiliza balsas, com tempo de viagem de cerca de 1h40.
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